A nova vida noturna: Geração Z está bebendo menos e indo para casa antes da meia-noite

Pesquisa mostra redução no número de jovens que consome álcool regularmente. Na noite, eles estão buscando menos devassidão, mais cultura e estética, diz especialista.

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Virar a noite na balada, movido a álcool, pode estar se tornando coisa de gente mais velha.

Quem diria? Para muitos millennials – como se convencionou chamar os nascidos entre 1980 e 1995 -, conseguir atravessar uma madrugada de bebedeira é sinônimo de noite bem-sucedida. Lidar com dilemas morais e físicos no dia seguinte é uma consequência natural.

Mas dados de 2023 do Relatório Covitel, pesquisa sobre hábitos de saúde dos brasileiros, mostram que a vida noturna começa a mudar na geração Z – a dos nascidos de 95 a 2010.

Relatório Covitel de 2023 mostra diminuição na parcela de jovens de 18 a 24 anos que bebem álcool três ou mais vezes por semana — Foto: Free-Photos/Creative Commons

Relatório Covitel de 2023 mostra diminuição na parcela de jovens de 18 a 24 anos que bebem álcool três ou mais vezes por semana — Foto: Free-Photos/Creative Commons

Segundo o levantamento, a parcela de jovens de 18 a 24 anos que bebem álcool três ou mais vezes por semana caiu gradativamente desde o período pré-pandemia, de 10,7% para 8,1% neste ano

Em 2023, pela primeira vez, o grupo dos mais jovens não teve a maior porcentagem no consumo regular de álcool. Foi superado pelas pessoas de 45 a 54 anos (9,1%) e de 55 a 64 (8,7%)

Não é tendência só no Brasil. “Em uma pesquisa de 2022, 23% dos jovens consumidores com mais de 18 anos na Europa Ocidental disseram que nunca bebem e apenas 1% disse que bebe diariamente”, cita Mariana Santiloni, gerente de serviços para clientes da América Latina na WGSN, empresa que analisa comportamentos de consumo.

“Enquanto outras gerações podem beber álcool para desestressar, a geração Z está se tornando a mais sóbria. Está priorizando a saúde e o bem-estar nas bebidas, procurando por ingredientes e marcas ‘limpas’.”

 

Reparou que as opções de cerveja sem álcool se multiplicaram nas prateleiras dos supermercados? “É um dos segmentos que mais crescem hoje dentro do universo das cervejas”, diz Gustavo Castro, diretor de inovação da cervejaria Ambev.

A empresa tem investido pesado no lançamento e divulgação de bebidas sem álcool e reduzidas em calorias. Chegou a criar, em 2022, um produto que reúne essas características com uma infusão de vitamina D — hormônio desenvolvido no organismo através da exposição ao Sol.

“As pessoas estão buscando uma vida mais equilibrada. Os nutricionistas falam para, se for consumir chocolate, escolher um com 70% de cacau. A mesma coisa funciona para a cerveja”, explica Gustavo.

“Além disso, algumas barreiras sociais estão sendo quebradas: hoje há um aval importante para esse tipo de bebida, quando o consumo é feito em conjunto, entre amigos. Isso não acontecia antes.”

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